GRSA

Brasil participa de campanha mundial contra desperdício de alimentos


Stop Food Waste Day acontece em abril em mais de 30 países, com o dia D no dia 24/4

O Brasil participa pela segunda vez da campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day. A campanha acontece durante o mês de abril e terá seu Dia D no dia 24 de abril.

A iniciativa é idealizada pelo Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo, em mais de 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália. No Brasil, a ação acontece por meio da GRSA|Compass, responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia em todo o País. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass. “A proposta é conscientizar a sociedade e disseminar ações e hábitos que podem gerar resultados concretos de redução no dia a dia”, afirma o presidente da GRSA|Compass, Paulo José Soares.

Segundo dados da FAO/ONU, 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo. Isso equivale a cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano. No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. De acordo com a pesquisa, a dupla arroz e feijão, base da alimentação brasileira, está entre os mais desperdiçados, representando 38% dos alimentos jogados fora no país.

Diante desse cenário, a campanha atuará para conscientizar e engajar os consumidores e a sociedade sobre o consumo consciente de alimentos e a redução do desperdício. Uma das frentes será a ação “Seja 10 contra o desperdício”: durante 10 dias as pessoas serão estimuladas a entregar seus pratos limpos após suas refeições nos restaurantes da GRSA|Compass. A redução na quantidade de alimentos descartada será contabilizada por ferramentas internas e a meta é reduzir o desperdício em 10% no período. Além disso, a campanha vai reunir doações de alimentos para as ONGs Banco de Alimentos e Amor Horizontal. No ano passado foram doadas 18 toneladas de alimentos que ajudaram a complementar a alimentação de 3 mil crianças.

Entre os embaixadores da campanha estão Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue, e as nutricionistas Carina Muller, Alessandra Luglio e Cynthia Antonaccio. “Queremos estimular a mudança de hábitos que podem fazer grande diferença. Aproveitar melhor os alimentos, ter uma horta em casa e planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA | Compass.

Deixe um comentário