GRSA

Conheça alimentos que você não sabia que podia aproveitar

Sementes de melão e talos de beterraba são exemplos de alimentos nutritivos e saudáveis que geralmente vão para o lixo, saiba como aproveitá-los

Sementes de melão, talos de beterraba e ramas de cenoura são partes dos alimentos que geralmente acabam sendo descartadas. Mas você sabia que está jogando muitos nutrientes no lixo? Todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas no mundo. Isso significa que cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano vai para o lixo. No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano! Além das calorias e nutrientes, estamos descartando recursos econômicos, sociais e naturais valiosos.

Para ajudar a mudar esse cenário, a GRSA|Compass traz para o Brasil pelo segundo ano a campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day. O objetivo é conscientizar e engajar as pessoas para o consumo consciente e a redução do desperdício. E um dos hábitos que podemos mudar é aproveitar melhor os alimentos. Confira alguns itens que, apesar de geralmente irem para o lixo, podem ser aproveitados e são muito saborosos e nutritivos.

Sementes de melão
A semente do melão é rica em vitamina B12, cálcio, fósforo, fibras e outros nutrientes. Elas podem ser tostadas na frigideira com páprica e sal e usadas para finalização de saladas e outros pratos. Outra ideia é usá-las para fazer leite vegetal, uma ótima opção de baixo custo para veganos e intolerantes à lactose.

Talos de beterraba
Os talos de beterraba são ricos em fibras e minerais, além de conter pigmentos chamados betalaninas, que têm forte poder antioxidante. Eles ajudam a reduzir inflamações e atuam na prevenção de doenças cardíacas. Para escolher um talo saboroso e nutritivo, procure aqueles que estiverem crocantes e as folhas com tom verde escuro. Podem ser consumidos crus ou cozidos, em doces ou salgados. Algumas ideias são usá-los no preparo de patês, chutney, muffins e até um hamburguer vegano com lentilhas.

Ramas de cenoura
Você sabia que as ramas também são muito mais nutritivas do que a própria cenoura? Elas podem ser usadas para preparar bolo de cenoura, sucos ou para dar mais sabor a uma omelete.

No site e redes sociais da campanha Stop Food Waste Day você encontra outras dicas e receitas para o consumo consciente de alimentos e a redução do desperdício. Mudando pequenos hábitos, podemos promover grandes mudanças. Acesse a participe: www.stopfoodwasteday.com.br.

Deixe um comentário