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Conheça os benefícios das nozes

As nozes, oleaginosa consumidas tradicionalmente nas festas de final de ano, adicionam nutrientes importantes ao organismo. Por isso, especialistas recomendam consumi-las o ano inteiro, assim como castanhas e avelãs.

De acordo com a nutricionistas e gerente de Unidade da GRSA|Compass, Marcela Canhedo de Almeida Bianchini, as nozes possuem proteínas, minerais, vitaminas, gorduras saudáveis e fibras que ajudam no bom funcionamento do organismo.

“As nozes são encontradas durante o todo ano, mas é tradicional consumir no Natal. São ricas em vitamina E – um poderoso antioxidante, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, cobre, cálcio, manganês e L-arginina”, explica.

Principais benefícios
Por ser um alimento rico em fibras solúveis e dos ácidos-graxo ômega 3 e 6, ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL, e aumentar o colesterol bom, HDL. O seu consumo pode prevenir doenças cardiovasculares; isso porque, auxilia na produção dos glóbulos vermelhos, evita o entupimento das artérias, favorece uma boa circulação sanguínea e beneficia a saúde do coração.

“As nozes contribuem para o controle metabólico, a prevenção do câncer de mama e a perda de peso, além de melhorar o sono, a saúde do cérebro e ajudar na prevenção de diabetes”, afirma Marcela.

Como consumir
As nozes podem ser incluídas em diversos momentos do dia. Podem fazer parte do café da manhã, com iogurtes e frutas secas, e lanches intermediários. Também podem ser inseridas no almoço e no jantar, seja na salada, no arroz ou em receitas de pães, tortas, molhos e sobremesas.

“Devemos consumir, em média, de quatro a seis unidades de nozes por dia, de preferência in-natura e sem adição de sal. Pode comer todos os dias, desde que respeite a quantidade máxima diária, já que o consumo excessivo dessa ou de outras oleaginosas podem levar ao aumento de peso corporal”, finaliza.