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Dicas para retomar os hábitos saudáveis após as festas de fim de ano

As festas de final de ano costumam ser marcadas pelos excessos, seja de comida ou bebida. O grande problema é que, muitas vezes, as pessoas seguem no embalo das festas e têm dificuldade de retomar os hábitos saudáveis.

De acordo com a nutricionista e gerente de Unidade da GRSA|Compass, Patricia Lopes Barbosa, mais do que se preocupar com o período entre Natal e Ano Novo, as pessoas precisam focar no período entre Ano Novo e Natal. “Não é o suco detox do dia seguinte que vai fazer a diferença, mas a retomada e manutenção de hábitos saudáveis ao longo do ano”, explica.

Alimentação balanceada
No verão, o ideal é dar preferência aos alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras, sempre de olho em quais são típicos da estação, já que o cultivo feito em condições climáticas ideais contribui para que o fruto ou hortaliça tenham uma melhor qualidade nutricional.

Risotos, sucos, vitaminas, gelatinas e salada de fruta também são ótimas opções, pois são digeridos mais facilmente e evitam desconfortos intestinais.

“Todos esses alimentos possuem grande quantidade de água, fibras, vitaminas e minerais, além de poucas calorias para quem quer eliminar o peso extra adquirido nas festas”, comenta.

Como prática para todo o ano, a nutricionista recomenda evitar ingerir alimentos ricos em gordura e alimentos industrializados.

Hidratação
A hidratação é parte importante da manutenção da saúde. Não basta comer bem, é preciso manter níveis adequados de líquidos para que o corpo funcione adequadamente.

“A água é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção quando falamos em hidratação. Os chás e a água de coco também podem entrar no cardápio diário, mas é necessário ter cuidado com os sucos de fruta. Ainda que sejam naturais, eles contêm muito açúcar”, reforça.

Dicas para voltar à rotina alimentar
– Faça um planejamento semanal da alimentação e da compra dos alimentos e abasteça sua geladeira e despensa. Evite ter em casa alimentos que geram descontrole e ultraprocessados;
– Reduza o consumo de carne vermelha;
– Evite dietas restritivas, que podem gerar carências nutricionais e compulsão alimentar;
– Retire do seu cardápio preparações fritas, empanadas, com molhos cremosos e adicionadas de queijo.
– Prefira alimentos mais naturais e integrais;
– Prefira frutas in natura a suco de frutas. Se for beber sucos, opte pelos naturais.