GRSA

A campanha Novembro Azul acontece neste mês para lembrar a importância do combate e prevenção ao câncer de próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, existem três fatores de risco para a doença: histórico familiar, raça e obesidade. Por isso, os homens devem adotar hábitos saudáveis, cuidar da alimentação e conhecer quais os alimentos que são aliados contra a doença.

A obesidade é fator de risco para diversos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares, respiratórias e muitas outras. “A melhor forma de emagrecer é adotar uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos com regularidade”, explica Mara Baggio, nutricionista e gerente de HSEQ da GRSA|Compass.

A nutricionista explica que, por meio da alimentação saudável e balanceada, é possível não apenas emagrecer, mas obter nutrientes capazes de ajudar na prevenção de doenças como câncer. Confira abaixo alguns exemplos:
  • Tomate, goiaba e melancia: são ricos em licopeno, um antioxidante capaz de proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer de próstata.
  • Castanha-do-pará, gema do ovo, sementes de girassol e arroz integral: são ricos em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes que protege as células contra alterações no DNA e reduz as chances do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
  • Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e couve são ricos em sulforafano e indol-3-carbinol. Estes nutrientes têm efeito antioxidante e estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores. Para obter os benefícios, a recomendação é consumir o alimento de forma regular e, preferencialmente, com pouco cozimento para que sejam mantidas estas propriedades.
  • Sardinha, salmão e atum: são ricos em Ômega-3, um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante.
  • Abacate, azeite de oliva extravirgem, farinha de linhaça e chia: também são ricos em Ômega-3 que atua como anti-inflamatório e antioxidante.

É importante ressaltar que a adoção de hábitos saudáveis não substitui a consulta médica. No caso do câncer de próstata, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso, aproveite este Novembro Azul para se cuidar.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar exames de prevenção.