GRSA

BLOG GRSA

Outubro Rosa: conheça os alimentos que auxiliam na prevenção ao câncer de mama

Outubro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama e, neste período, é comum ouvirmos falar da importância de realizar exames para detectar a doença em seu estágio inicial. O que pouco se fala é que quase um terço dos casos está diretamente relacionado ao estilo de vida e à alimentação.]

Segundo Mara Baggio, nutricionista e gerente de HSEQ da GRSA|Compass, a adoção de uma dieta equilibrada também previne outras doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão. “O que as pessoas precisam internalizar é que a alimentação saudável não deve ser adotada apenas quando surgem doenças ou quando é necessário reduzir o peso. Ou seja, a alimentação saudável deve fazer parte do dia a dia”, explica Mara.

A boa notícia para quem quer cuidar da saúde a partir da alimentação é que existem diversos alimentos ricos em antioxidantes, que são capazes de proteger as células de lesões que causam o câncer.

Confira alguns deles:
  1. Cenoura: a cenoura possui antioxidantes que são protetores contra o envelhecimento celular. Conhecida como fonte de vitamina A, é também o vegetal com a maior concentração de carotenoides. E estudos mostram que o consumo de duas porções diárias de vegetais ricos em carotenoides contribui para a prevenção do câncer de mama..
  2. Peixe: os peixes são fontes de ácidos graxos ômega 3, que possuem ação anti-inflamatória, auxiliam no controle de doenças cardiovasculares e previnem o Mal de Alzheimer. O selênio presente no peixe também ajuda nas reações antioxidantes. Ele contribui para minimizar o envelhecimento celular precoce e os danos causados pelos radicais livres produzidos pelo organismo. Já o selênio aliado ao zingo, também presente nos peixes, diminui o cansaço e a ansiedade.
  3. Beterraba: o betacaroteno também é rico em vitamina A e é antioxidante, contribuindo para a prevenção do câncer de mama. O ideal é consumir a beterraba crua e, uma boa dica para isso, é preparar um suco misturando também a cenoura e o morango.
  4. Vegetais de cor vermelha: também são ricos em carotenoide que protege contra a oxidação celular.
  5. Couve manteiga: rica em vitamina A, a couve manteiga também ajuda na prevenção do câncer de mama e deve ser consumida, preferencialmente, crua na salada ou no suco.
  6. Brócolis: é rico em glicosinalatos, substância que se transforma em suforafano, um dos melhores agentes quimiopreventivos que agem dentro das células
  7. Alho e cebola: auxiliam na eliminação de toxinas que desenvolvem doenças degenerativas, como o câncer.

Importante: prefira sempre os alimentos orgânicos que são livres de agrotóxicos e apresentam maior biodisponibilidade de nutrientes.