GRSA

Semana da Segurança dos Alimentos na GRSA|Compass

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado, anualmente, no dia 7 de junho e tem como objetivo chamar a atenção e inspirar ações que ajudem a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. A GRSA|Compass, tem o compromisso com a segurança dos alimentos e está empenhada em fortalecer, ainda mais, o tema e a cultura de segurança alimentar da empresa e seus protocolos. Por isso, entre os dias 6 e 10 de junho, a empresa terá uma semana toda dedicada a segurança alimentar, abordando o assunto internamente e em seus perfis nas redes sociais.
“O nosso papel é priorizar a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia. Será a oportunidade perfeita para fazermos uma pausa coletiva e refletirmos sobre a importância de fortalecer ainda mais nossa cultura de segurança alimentar e seus protocolos”, explica Mara Baggio, nutricionista e gerente de HSEQ da GRSA|Compass.
Segurança alimentar
De acordo com Mara, a essência da segurança alimentar é que os produtos estejam saudáveis e consequentemente seguros quando chegam aos consumidores garantindo a saúde daqueles que consomem.
Por isso, a disponibilidade de alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas e desta forma aproveitar ao máximo seu valor nutricional e os benefícios de compartilhar uma refeição segura. A alimentação segura é um dos elementos fundamentais que garantem uma saúde adequada.
“Somos extremamente rigorosos com o controle de qualidade e realizamos auditorias em todas as etapas, desde a seleção do fornecedor, até o consumo da refeição”, comenta.
Doenças transmitidas por alimentos
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada dez pessoas no mundo adoece após consumir alimentos contaminados. Além disso, mais de 200 doenças são causadas pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas.
O preparo antecipado e o reaproveitamento de alimentos são uma das maiores causadoras de ocorrência de doenças infecciosas por alimentos que ameaçam a vida e saúde das pessoas. É preciso ter em mente que somente o cozimento não elimina todos os microrganismos, portanto, é necessário ter um cuidado especial também com o controle de tempo e temperatura durante o preparo, armazenamento e distribuição das refeições.
“Manter um controle rigoroso da temperatura dos alimentos é imprescindível para garantir a segurança alimentar. Por isso, aqui na GRSA|Compass temos um rigoroso processo de controle da temperatura de tudo que produzimos em nossos restaurantes. Esse cuidado, além de permitir que os alimentos sejam servidos da forma correta, com sabor, aroma e textura preservados, também é uma das bases dos padrões de segurança alimentar”, reforça Mara.
Boas práticas
Para garantir a saúde e o bem-estar de seus cliente e consumidores, é imprescindível que todos os profissionais que trabalhem com fornecimento de alimentação conheçam e pratiquem as Boas Práticas de Manuseamento de Alimentos, medidas e condições necessárias para garantir a segurança em toda a indústria alimentar. Sendo assim, todas as pessoas envolvidas em cada etapa do preparo das refeições têm a responsabilidade de manter boas práticas de higiene, evitando qualquer tipo de contaminação.
“Seguimos rigorosos critérios de higienização e a elaboração das refeições seguem as Boas Práticas de Fabricação fazendo com que todos os alimentos cheguem em condições ideais aos nossos clientes e consumidores”, finaliza.
Ações internas
Durante a Semana de Segurança dos Alimentos, a empresa contará com ações internas para reforçar ainda mais a sua forte cultura de Segurança Alimentar, com treinamentos, dinâmicas, vídeos de sensibilização com melhores práticas, cases de sucesso, mensagens da liderança e diálogos diários com as equipes, além do Food Safety Walk que permitirá que os clientes da GRSA|Compass possam conhecer de perto como é feito o controle de segurança alimentar em suas cozinhas.